Trabalhadores Rurais - O Suor que Sustenta

    No mês de outubro de 2009, os alunos do 2º ano da Escola Vera Cruz fizeram uma viagem de estudo do meio ao interior de São Paulo com intuito de entrar em contato com a situação socioeconômica rural brasileira. Neste trabalho, os jovens entrevistaram diferentes tipos de trabalhadores rurais, além de especialistas engajados no assunto agrário, o que foi fundamental para a melhor compreensão de temas polêmicos como a reforma agrária e os diferentes usos da terra. O site "Trabalhadores Rurais" tem o objetivo de esclarecer e alertar a situação desumana em que vivem esses trabalhadores. Para isso, além de uma galeria de fotos, uma enquete e um fórum, a página dispõe de cinco seções diferentes, que abordam o assunto sob diferentes perspectivas.

Por: Fabio Freller, Giulia Patitucci, João Henrique Zabini e Viviane Ducarme - 2º Ano D - Escola Vera Cruz

Fórum: Reforma Agrária

Data
De
Assunto

Re:Situação da distribuição de terras no Brasil.

Acredito que caso a terra esteja sendo improdutiva ou desrespeitando leis trabalhistas ou ambientais, por exemplo, é algo injusto. A terra tem que garantir sua função social, se está sendo desperdiçada na mão de uma só pessoa, deve sim ser dividida para gerar alimento, moradia, e até fazer a economia do país girar.

Data
De
Assunto

Re:Situação da distribuição de terras no Brasil.



Não é justo. Aliás é uma das principais causas da desigualdade social em nosso país.

Data
De
Assunto

Re:Re:Situação da distribuição de terras no Brasil.

A existência das pequenas propriedades é tão fundamental para o país que, a grande maioria dos alimentos vem dessa gente que possui até 10 hectares de terra. Os proprietários de mais de 1.000 hectares não atuam de maneira significativa no mercado nacional. Portanto, eles produzem menos, ainda que tenham 100 vezes mais terra. Por tanto, não é nada justo.

Data
De
Assunto

Re:Situação da distribuição de terras no Brasil.

A centralização de terras tem uma origem muito antiga, colonial. Mantê-la é, certamente, um atraso para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. Afinal, essa prática acaba por privar da população brasileira o solo brasileiro, e isso é justo? A centralização de terras favorece a produção de gêneros como a soja e a cana, cujo o destino é a exportação. Mas é evidente que o Brasil sofre com a carência de gêneros alimentícios de substência, o que eleva o custo desses bens básicos para a sobrevivência dos cidadãos brasileiros. A questão é se o Brasil deve ceder às pressões internacionais e manter-se como uma potência exportadora de commodites, e assim infiltrar-se no jogo mundial de política e economia, ou se deve primeiro priorizar o bem-estar de sua população e a auto-suficiência da mesma, criando uma reforma agrária de peso que redistribua de fato a terra. Eu, particularmente, fico com a segunda.

Data
De
Assunto

Re:Situação da distribuição de terras no Brasil.

É INJUSTO, grande parte das terras estão inutilizadas pelos poucos empresarios que as detêm, logo o país como um todo perde economicamente, ou seja, pessoas sem propriedade poderiam começar uma produção que nao prejudicaria os grandes latifundiarios e aumentaria o PIB brasileiro, além de gerar renda, moradia e dignidade para muitas familias brasileiras.

Data
De
Assunto

Re:Situação da distribuição de terras no Brasil.

EU ACHO JUSTO, afinal grande parte das terras são usadas para produção e exportação garantindo assim o PIB brasileiro, que figura as 5 primeiras posições no ranking mundial.
Existe sim uma pequena porcentagem dessas terras em desuso e estas sim deveriam ser redistribuidas, mas nao se pode culpar os grandes empresários que as compraram e nelas produzem.

Data
De
Assunto

Re:Re:Situação da distribuição de terras no Brasil.

será que compraram mesmo? ou foi de forma ilegal a posse?

<< 1 | 2

Enquete

Você é a favor da reforma agrária no Brasil ?

Sim. (140) 59%

Não. (33) 14%

Não tenho opinião formada. (65) 27%

Total de votos: 238

Pesquisar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.